Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Outras informações

O serviço está diferenciado em várias áreas de atuação que se enumera a seguir, o que permite um atendimento diferenciado e atualizado:

 

Setor de Otologia:

O Setor de Otologia do Serviço de Otorrinolaringologia do CHUSJ está organizado para avaliar, efetuar diagnóstico e tratamento, doentes com sintomas otológicos que englobam: perda auditiva, de aparecimento súbito ou progressivo; infeções recorrentes, no presente ou o passado; outro tipo de doenças que atinjam o sistema auditivo. O Serviço dispõe de diversos exames de diagnóstico para avaliação da função auditiva e, se necessário, também do sistema vestibular. Recebe doentes pediátricos e adultos.

 

Unidade de Vertigem e Alterações do Equilíbrio:

A Unidade de Vertigem e Alterações do Equilíbrio do Serviço de Otorrinolaringologia do CHUSJ, tem o propósito de oferecer serviços e cuidados para o diagnóstico e tratamento de doentes com alterações do equilíbrio. Para um acompanhamento diagnóstico e terapêutico adequados é importante uma avaliação clínica e, por vezes, a realização de diversos estudos funcionais que envolvam os sistemas fisiológicos implicados, como são o caso do vídeo head impulse test, da videonistagmografia, dos potenciais vestibular miogénicos e da posturografia dinâmica. Complementarmente ao diagnóstico das patologias este é acompanhado pela existência de múltiplos tratamentos tendo como objetivo a recuperação do doente, como é o caso da reabilitação vestibular. A Unidade funciona de uma forma multidisciplinar, em conjunto com as especialidades de Neurologia e de Medicina Física e Reabilitação.

 

Laringologia, Voz e Deglutição:

| Laringologia e Voz |

A voz é um elemento fundamental na identificação pessoal, sendo imprescindível para a comunicação e desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse sentido, a consulta de laringologia e voz tem o propósito de avaliar doentes com queixas de alteração da qualidade vocal. Esta consulta, realizada em colaboração com a Terapia da Fala, tem ao dispor vários exames complementares de diagnóstico, nomeadamente, endoscopia laríngea rígida e flexível, videoestroboscopia laríngea e eletromiografia laríngea. A combinação entre a história clínica, o exame físico e os exames complementares permite orientar os doentes para tratamento médico e/ou cirúrgico mais adequado.

| Deglutição |

A capacidade de comer é fulcral para a sobrevivência do indivíduo e para a qualidade de vida. A disfagia (dificuldade na deglutição) é uma queixa comum e frequentemente associada a outras doenças. No estudo de disfagia é realizada a análise da disfagia orofaríngea, através de uma avaliação anatómo-funcional complementada da avaliação da deglutição por videoendoscopia da deglutição. Esta avaliação é realizada na presença da Terapia da Fala, de forma a facilitar a orientação terapêutica destes doentes.

 

Unidade de ORL Pediátrica:

Esta Unidade dedica-se à avaliação diagnóstica e respetivo tratamento das seguintes situações clínicas que atingem a faixa etária pediátrica (até aos 18 anos): Surdez infantil, Otite média, Doenças raras com expressão ORL,  Patologia malformativa de cabeça e pescoço, Obstrução das vias aerodigestivas superiores, Apneia do sono na criança, Cirurgia reconstrutiva laringotraqueal.

 

Setor de Rinologia:

A Rinologia visa o diagnóstico e tratamento dos problemas do nariz e seios perinasais, como a obstrução nasal persistente as rinites e sinusites, a hemorragia nasal, a roncopatia, a falta de olfato e as infeções recorrentes das vias aéreas superiores.

Isoladamente ou em conjunto com outras especialidades trata ainda os tumores do nariz e seios perinasais e colabora no diagnóstico e tratamento das fístulas de líquor. A rinologia do CHUSJ possui equipamento e profissionais que permitem tratar os doentes de acordo com o atual estado da arte.

 

Setor de Glândulas Salivares:

A Especialidade de Otorrinolaringologia engloba a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças das glândulas salivares. Existem 3 pares de glândulas salivares major (parótidas, submandibulares e sublinguais) e glândulas salivares minor, dispersas na mucosa da cavidade oral e faringe. As glândulas salivares tem como função a secreção de saliva, que lubrifica a boca e a garganta, contendo sais minerais e enzimas que participam na fase inicial da digestão dos alimentos. O Serviço de ORL do CHUSJ realiza cirurgia de glândulas salivares, que inclui a excisão de tumores benignos (a maioria) e malignos, o tratamento de inflamação aguda, a excisão de glândulas por inflamação crónica, o tratamento de sialolitíase (cálculos, “pedras”) e a exérese de mucocelos (rânulas).