Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Outras informações

Caracterização do Serviço:

Atualmente, o serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Unidade de Queimados tem 27 médicos, enfermeiros, 53 enfermeiros, 2 assistentes técnicos e 10 assistentes operacionais. O mesmo conta com três elementos doutorados de Cirurgia Plástica, um outro quarto elemento atualmente não tem contrato com o hospital mas continua a colaborar na atividade docente. Se incluirmos a Unidade de Queimados, existem mais 3 médicos anestesiologistas/intensivistas doutorados também com afiliação à FMUP.
O serviço tem neste momento mais de 330 publicações realizadas em revistas indexadas internacionais e teses doutorais.

A FMUP é a única Faculdade de Medicina do país, onde seguindo as sugestões europeias, integra no plano formativo, Unidades Nucleares e Optativas de Cirurgia Plástica, neste caso 2 Nucleares e 5 Optativas.

Decorrente desta simbiose entre o Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e a FMUP têm sido desenvolvidos múltiplos estudos em áreas diversas, nomeadamente cirurgia reconstrutiva geral (cabeça e pescoço, mão e membros, tronco, períneo, mama), queimados, cirurgia estética e estudos de investigação na Cicatrização e Engenharia Tecidular.
De ponto de vista da atividade cirúrgica, o serviço intervém atualmente em múltiplas áreas clínicas, algumas delas em ambiente multisciplinar com outras especialidades:

- Reconstrução Mamária
- Cirurgia reconstrutiva da Cabeça e Pescoço (malformações congênitas e adquiridas)
- Membro Inferior
- Mão e Membro Superior/Plexos Braquiais
- Oncologia Cutânea e Oncologia da Cabeça e Pescoço
- Hidrosadenite e Úlceras de Pressão
- Reconstrução perineal (em reconstrução oncológica com Ginecologia)
- Paralisia Facial
- Linfedema
- Reconstrução da parede abdominal complexa
- Cirurgia de contorno corporal após perda ponderal significativa

Ao nível do Serviço de Urgência (SU), o serviço tem capacidade instalada diária para dar cobertura à região Norte e até a todo o país, em todas as áreas de trauma (face, mão, membro inferior, queimados), inclusive de ponto de vista de reimplantes e revascularizações, dispondo de equipas disponíveis 24h, todos os dias da semana.
Como já foi referido, inclui uma Unidade de Queimados, parte integrante do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do CHUSJ e uma das cinco Unidades de Queimados existentes em Portugal, tendo completado 15 anos de existência em 2021. Desde a sua abertura em 24 Abril de 2006, recebe doentes oriundos de todo o território Nacional e ilhas, assim como já tratou doentes de outras nacionalidades como Austrália, Moçambique e Angola. Dotada de bloco operatório, sala de balneoterapia e 5 unidades de isolamento (doentes de nível II e III), apresenta capacidade de tratamento de grandes queimados desde a sua entrada até o momento da sua transferência para contexto de enfermaria no próprio serviço ou Hospital da sua área de residência.

A unidade é participante regular nas reuniões científicas de várias sociedades nacionais e internacionais, com vários artigos publicados em revistas internacionais indexadas. A sua funcionalidade multidisciplinar mantém formação de internos de cirurgia Plástica e Anestesiologia oriundos de todo o país.

Este serviço tem interesse em promover multidisciplinaridade, conhecimento, diferenciação em prole da melhoria da qualidade do tratamento dos doentes; o nosso serviço tem por isso as portas abertas para um bom entendimento com outros serviços e hospitais, inclusive para a formação de internos e produção científica. Pretende ser um serviço forte e sério, dignificando a região do Porto e o Norte do país, constituindo também uma luz de orientação ou um farol que ajude todo o pais na área de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.