- São João
- A Nossa Saúde
- Área Clínica
- Órgãos de Apoio
- Apoio à Àrea Clínica
- Comissões Técnicas
- Banco de Sangue
- Banco de Leite Humano do Norte
- Nascer São João
- Áreas de Suporte
- Utentes e Visitas
- Media
- Inovação
- Comunidade
Unidade do Adulto e do Idoso
Coordenadora: Marta Figueiredo; marta.figueiredo@chsj.min-saude.pt
Localização do serviço: Zona E1 (Elevador E, piso 1)
Equipa:
Área Psicologia Clínica
- Ana Reis
- Ana Soraia Mendes
- Carla Pires
- Diana Maia
- Joana Soares
- Maria Manuela Moura
- Marta Figueiredo
- Sofia Duarte Silva
- Vânia Gonçalves
- Vânia Rocha
Área Psicologia da Saúde
- Dulce Sousa
- Eduardo Carqueja
- Isabel Ramos
- Luís Miguel Pereira
- Raquel Guimarães
- Salomé Reis
- Sandra Saganha
- Susana Samico
- Virgínia Rebelo
A Unidade do Adulto e do Idoso é uma unidade clínica que se encontra dividida na área da Psicologia Clínica e na área da Psicologia da Saúde e que presta assistência a adultos com várias problemáticas do foro psicológico e psiquiátrico.
Sabemos que a doença mental é uma das principais causas de incapacidade, pelo que se torna foco da nossa intervenção, a reinserção socio-ocupacional, a promoção da qualidade de vida e bem-estar e a prevenção da doença.
Os princípios orientadores são, nomeadamente, a saúde mental indivisível da saúde em geral, o respeito pelos direitos humanos, proteção contra todos os tipos de discriminação ou estigma e dos grupos especialmente vulneráveis, os cuidados na comunidade, a abrangência desses cuidados às famílias e às populações, promoção da acessibilidade, equidade e da literacia em saúde mental da população em geral.
A ação passa por profissionais especializados no âmbito da psicologia clínica, através da avaliação, acompanhamento e intervenção nos vários aspetos do percurso de vida do doente e em determinados quadros clínicos, como depressão, ansiedade; perturbação do comportamento alimentar, doença mental grave, luto complicado, perturbação de stress pós-traumático, entre outros.
Também o objetivo passa pela participação na investigação cientifica e formação técnica e cientifica.
A consulta de psicologia clínica requer marcação prévia e é maioritariamente referenciada pelo médico psiquiatra assistente.
Ao nível da Psicologia da Saúde, as respostas são diversificadas e visam dar resposta ao papel desempenhado pelos fatores psicológicos nas causas, progressão e consequências da saúde e da doença. Tem com objetivo responder às mais diversas situações de doença, minimizando o sofrimento
decorrente das mesmas e promovendo uma ajustada adaptação psicológica às situações clínicas. A atividade passa por intervir com doentes com dificuldades de ajustamento à condição de doente, como por exemplo, na redução de sentimentos de depressão e ansiedade, seja em contexto de ambulatório ou de internamento.
Tal como a Psicologia Clínica, também tem como objetivo participar na investigação cientifica e formação técnica e cientifica.