Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Outras Informações

Exames realizados

Radiologia Convencional (Radiografias - Raio X)

Radiografias ou raios-x são designações comumente utilizadas quando se refere a uma área específica de diagnóstico, Radiologia Convencional.

A Radiografia é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza radiação x para permitir visualizar partes do interior do corpo e que ajuda o médico a diagnosticar, avaliar e/ou tratar determinada patologia (doença). É indolor e normalmente rápido.

É, ainda, nesta área que se realizam os Exames Contrastados.

 

Exames Contrastados

São exames de imagem médica que utilizam um produto de contraste que vai evidenciar uma determinada área do corpo como por exemplo, os rins ou o trato gastrointestinal, permitindo distingui-la das restantes.

Os produtos de contraste podem ser administrados por via oral, retal, uretral, injetados por via endovenosa (nas veias), entre outros, e variam consoante o que se quer visualizar, e consoante o método de imagem utilizado (raios x ou ressonância magnética por exemplo).

 

Mamografia

Mamografia é uma exame que utiliza radiação x que permite visualizar o tecido mamário e verificar a existência de possíveis patologias (nódulos, microcalcificações, …).

A mamografia pode ser realizada tanto no sexo feminino como masculino, sendo um dos exames padronizados para rastreio do cancro da mama, com o objetivo de diagnosticar tumores não detetáveis, que não apresentem sinais ou sintomas. Mais informação sobre o Centro de Responsabilidade Integrada da Patologia Mamária do CHUSJ.

 

Ecografia

A ecografia é uma técnica de imagem que utiliza o eco dos ultrassons  (ondas sonoras de alta frequência) para obter uma imagem do interior do corpo. Este exame, para além de permitir diagnosticar e controlar várias patologias (doenças), ajuda a avaliar a resposta ao tratamento, de forma inócua e indolor.

 

Tomografia Computorizada (TAC)

Tomografia Computorizada, anteriormente denominada Tomografia Axial Computorizada (TAC), é um meio de diagnóstico que obtém imagens axiais ou “cortes ou fatias” do corpo humano. Estes exames resultam da combinação de programas de computadores com múltiplas imagens radiológicas (obtidas pela rotação de 360º do raio x à volta de uma qualquer região do corpo).

 

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética (RM) cria imagens de alta definição dos órgãos internos, através da utilização de um campo magnético, sem recurso a radiação x. Estes exames servem para auxiliar o médico no diagnóstico e controlo das diversas patologias (doenças)

 

Radiologia de Intervenção

A Radiologia de Intervenção é uma área direcionada para diagnóstico e tratamento minimamente invasivo.

Esta técnica pode ser utilizada em alternativa à cirurgia tradicional, com a orientação de imagem médica, designadamente Ecografia, Fluoroscopia (raio-x dinâmico e em tempo real), Tomografia Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética (R

 

Biópsias

A biópsia é um procedimento invasivo no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células  (normalmente com a ajuda de uma fina agulha) para posterior estudo em laboratório. Trata-se de um procedimento muito importante que permite descartar ou alcançar um diagnóstico decisivo em casos suspeitos de doenças benignas ou malignas.

 Para observar o percurso da agulha até às zonas suspeitas e efetuar a recolha das amostras, o médico radiologista pode utilizar diferentes métodos de imagem: estereotaxia (utilizada na mamografia), ecografia, fluoroscopia (Raio-x dinâmico e em tempo real), Tomografia Computorizada e Ressonância Magnética.

 

Informação ao Utente:

Mais Informações sobre: Exposição a radiações ionizantes em procedimentos médicos de Radiologia

 

Equipa

Médicos Radiologistas

São clínicos altamente especializados, responsáveis por analisar os diversos exames realizados no serviço e elaborar os relatórios correspondentes. São também responsáveis por realizar as ecografias, assim como os diversos exames mais invasivos.

Técnicos de Radiologia

São profissionais de elevada diferenciação, dedicados a informar, acompanhar e realizar os diversos exames imagiológicos (Raio-x, TAC e Ressonância Magnética) tanto no serviço de radiologia como em apoio a outras áreas hospitalares . Fazem também parte integrante da equipa multidisciplinar que realizará os exames mais invasivos e procedimentos terapêuticos na Radiologia de Intervenção.

Enfermeiros

São profissionais altamente especializados, dotados em informar, acompanhar e prestar cuidados de saúde associados aos diferentes exames imagiológicos. Fazem também parte integrante da equipa multidisciplinar que realizará os exames mais invasivos e procedimentos terapêuticos na Radiologia de Intervenção.

Assistentes Operacionais

São profissionais com distinção no bom funcionamento do serviço, com elevada responsabilidade sobre os materiais e equipamentos, assegurando que são cumpridas todas as normas e procedimentos, em particular de higiene, segurança e saúde no trabalho. Estão também sempre disponíveis e preocupados em responder às dúvidas e solicitações.

Assistentes Administrativos

São profissionais especializados no atendimento e gestão de informação, com qualidade e distinção. São os profissionais com os quais se estabelece o primeiro contacto e são responsáveis por fornecer as informações sobre a marcação dos exames.

 

Constituição do Serviço:

  • 7 salas de radiografia (raio-x) (das quais 2 salas de urgência e 1 sala de exames contrastados)
  • 9 salas de ecografia (das quais 1 de urgência e 2 pediátricas)
  • 4 salas de TAC (das quais 2 salas de urgência)
  • 3 salas de Ressonãncia Magnética
  • 2 salas de Radiologia de Intervenção
  • 1 sala de mamografia no Centro de Mama
  • No Pólo de Valongo existe 1 sala de radiografia bivalente e um ortopantomógrafo

 

Antecedentes/História

O início do Serviço de Radiologia coincidiu com a abertura do Hospital em 1959. Inicialmente apenas eram realizados exames de radiologia convencional (radiografia de tórax, radiologia contrastada do aparelho digestivo, radiografias ósseas, tomografia pulmonar, radiografias com injeção de ar).

O seu criador e primeiro Diretor foi o Prof. Doutor Albano Ramos, que, ao longo dos anos, foi desenvolvendo o Serviço, com a realização dos primeiros exames de tomografia axial computorizada, primeiro do cérebro e, mais tarde, de todo o corpo.

O Serviço tem conseguido manter-se atualizado tecnicamente, dispondo de aparelhos modernos, tendo capacidade para a execução de todas as técnicas, desde radiologia convencional, técnicas ecográficas, tomografia computorizada, ressonância magnética, radiologia de intervenção e outras. Durante mais de vinte anos foi dirigido pela Prof. Doutora Isabel Ramos, filha do fundador do Serviço, que manteve o mesmo espírito empreendedor do fundador até à sua reforma em janeiro de 2020.

Desde o dia 1 de fevereiro de 2020 que é dirigido pelo Dr. António Madureira.