- São João
- A Nossa Saúde
- Área Clínica
- Órgãos de Apoio
- Apoio à Àrea Clínica
- Comissões Técnicas
- Banco de Sangue
- Banco de Leite Humano do Norte
- Nascer São João
- Áreas de Suporte
- Utentes e Visitas
- Media
- Inovação
- Comunidade
DRIVE-AMS
Designação do Projeto: implementação de uma estratégia, comportamental e baseada em indicadores, de antimicrobial stewardship e de consultadoria por peritos para um uso mais adequado de antimicrobianos na Europa.
Código do Projeto: 101079985
Objetivo Principal: Mudança comportamental e cultural relativamente à prescrição de antimicrobianos
Data de Aprovação: 13-10-2022
Data de início: 01-11-2022
Data de conclusão: 31-10-2025
Entidade Coordenadora: Stichting Radboud Universitair Medish Centrum
Descrição: A resposta eficaz à resistência aos antimicrobianos (AMR) implica o seu uso prudente e a melhoria da vigilância da sua utilização, ambos prioridades fundamentais do Plano de Ação "Uma Só Saúde" UE sobre AMR, sugerindo que os programas de antimicrobial stewardship (AMS) precisam ser fortalecidos em toda a União. A AMS, uma estratégia comprovadamente eficaz para melhorar prescrição, tem 3 componentes principais: a) pré-requisitos do sistema (BASICs, incluindo medição de utilização); b) O QUE a equipe AMS deseja melhorar; e c) COMO a equipe AMS pretende atingir esses objetivos. Nos programas existentes, muita ênfase é colocada no 'O QUE' do AMS, e pouca atenção é geralmente dada ao 'COMO' dentro de um ASP: COMO garantir que os profissionais cumprem essas recomendações 'O QUE'. Isso geralmente requer uma abordagem de mudança comportamental.
Objetivos: O objetivo geral do DRIVE-AMS é reduzir a utilização inapropriada de antimicrobianos através do apoio à implementação efetiva de intervenções de AMS, usando uma abordagem de mudança comportamental passo a passo. Este objetivo contribuirá para as metas europeias e nacionais de redução do uso inapropriado de antimicrobianos e combate à AMR. A combinação dos 3 elementos-chave (medição, formação e implementação) em um curso DRIVE-AMS aumentaria o impacto da formação baseada em dados e a implementação sustentável de AMS, por meio de: i) Compreensão dos princípios AMS; ii) Identificação de problemas na prescrição de antimicrobianos, através da realização de estudo de prevalência de ponto pré-curso; iii) realização curso de 4 dias sobre o COMO da AMS e desenvolver a intervenção AMS "Projeto CHUSJ"; iv) provisão de suporte especializado durante 6 meses para a implementação do "Projeto CHUSJ"; v) Medição do impacto no PPS pós-curso.
O projeto DRIVE-AMS irá: a) Capacitar especialistas nacionais; b) Ministrar cursos nacionais de DRIVE-AMS; c) Fornecer suporte especializado para a implementação de "Projeto CHUSJ " como ponto de partida de intervenção à escala nacional.
No futuro, o DRIVE-AMS poderá ser disseminado à escala europeia, através de cursos DRIVE-AMS noutros países para além dos actualmente participantes no projeto.
Custo estimado do Projeto
Custo Total: 1.267.464,22 EUR
Orçamento do Centro Hospitalar Universitário São João para o projeto: 128.079,00 EUR (com financiamento da União Europeia - EU4Health - a 80%)