- São João
- A Nossa Saúde
- Área Clínica
- Órgãos de Apoio
- Apoio à Àrea Clínica
- Comissões Técnicas
- Banco de Sangue
- Banco de Leite Humano do Norte
- Nascer São João
- Áreas de Suporte
- Utentes e Visitas
- Media
- Inovação
- Comunidade
São João com resposta diferenciada para a Fibrose Pulmonar no norte do país

A consulta de Fibrose Pulmonar do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) apresenta indicadores de produção que traduzem o esforço significativo realizado pelo serviço de Pneumologia para dar resposta à crescente procura da comunidade (hospitais do norte e utentes) relativa a esta patologia.
Esta consulta apresenta soluções diferenciadoras tais como a realização de criobiopsias transbrônquicas (procedimento de broncoscopia), o processamento laboratorial do Lavado Broncoalveolar ou a consulta de Grupo de Doenças Pulmonares Difusas.
Estes procedimentos são realizados no âmbito desta consulta, para grande parte dos serviços de Pneumologia da região Norte devido à vertente ultra diferenciada da sua oferta clínica, e na qual colaboram de forma decisiva e em equipa, o serviço de Radiologia, o serviço de Anatomia Patológica e o serviço de Imunologia da Faculdade de Medicina do Porto.
Com prevalência de 30 e 50 casos por 100000 pessoas, esta patologia "manifesta-se através de dispneia de esforço (intolerância crescente a esforços) e/ou tosse seca. Por serem sintomas inespecíficos, o reconhecimento das doenças pulmonares fibróticas é muitas vezes tardio", explica António Morais, pneumologista do CHUSJ.
"As doenças pulmonares fibróticas são doenças progressivas e irrecuperáveis e deverão ser diagnosticas e tratadas precocemente, para que o doente preserve qualidade de vida no maior tempo possível. A população deverá ser sensibilizada para não desvalorizar os sintomas de apresentação como a intolerância ao esforço e os médicos a terem este grupo de doenças no diagnóstico diferencial quando abordam a pessoa com queixas de dispneia de esforço e/ou tosse seca", remata o clínico.