Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Medicina Intensiva

Diretor: José Artur Paiva

JAP

Contactosjapaiva@chsj.min-saude.pt 

Outros contactos: smi@chsj.min-saude.pt 

Localização: Zona C1 (Elevador C, piso 1)

Descrição da atividade: Liderança do Serviço de Medicina Intensiva CHUSJ, que inclui três unidades funcionais (UCIs) diferenciadas, num total de 68 camas equipadas para nível 3 de cuidados e uma vasta atividade fora de portas das UCIs, nomeadamente na Sala de Emergência, na Equipa de Emergência Interna e no follow-up intra e pós-hospitalar.

O Serviço de Medicina Intensiva inclui três unidades funcionais:
Medicina Intensiva 1: unidade funcional com 22 camas de nível 3 de cuidados, de carácter polivalente, mas vocacionada para o tratamento de doentes com trauma grave.
Medicina Intensiva 6: unidade funcional com 30 camas de nível 3 de cuidados, de carácter polivalente, mas vocacionada para o tratamento de doentes cardíacos grave e que inclui o Centro de Referência de ECMO.
Medicina Intensiva 8: unidade funcional com 16 camas de nível 3 de cuidados, vocacionada para o tratamento de doentes neurocríticos;
Para além destas unidades funcionais, o SMI gere e exerce na Sala de Emergência, na Equipa de Emergência Interna e no Processo de Follow-up Intra-Hospitalar e Pós-Hospitalar;
A toda esta atividade assistencial, soma-se intensa atividade de investigação clínica, expressa em mais de 20 artigos publicados por ano em revistas indexadas, e atividade educacional pré-graduada, nomeadamente alunos da nossa Unidade Curricular do 5º ano da FMUP, e pós-graduada, que inclui internato de formação específica e formação de via clássica em Medicina Intensiva.