Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Radiologia

Radiologia

Data de Criação - 1959

Diretor de Serviço - António Madureira

Técnico Coordenador - João Garrido

Enfermeiro Chefe -  Fidalgo Roque

O Serviço de Radiologia realiza exames de diagnóstico por imagem (radiologia convencional, mamografia, ecografia, TC e RM). Efetua ainda procedimentos diagnósticos e terapêuticos minimamente invasivos na Área de Radiologia de Intervenção (Vascular e Não-vascular).
Recentemente inaugurou um Centro de Radiologia Clínica na área de radiologia musculoesquelética que se veio juntar à Consulta de Radiologia de Intervenção (Malformações vasculares e Fibromiomas uterinos).
Participa ainda de modo ativo na formação pré e pós-graduada de Radiologia.
O Serviço tem como objetivo realizar todos os exames e procedimentos que lhe são solicitados em tempo útil e com qualidade, reconhecida através de auditorias internas e externas.

Objetivos (3 anos)
O Serviço pretende ser um serviço de referência na área assistencial, de ensino e investigação.
Pretende manter a formação de Internos de Especialidade (dois internos/ano) num total de dez internos.
Pretende continuar a receber Internos de Radiologia de outros Hospitais do País para realizarem Estágios parcelares e Internos de outras Especialidades do CHUSJ.
Pretende manter a renovação dos seus equipamentos, cumprindo as diretivas das boas práticas em Radiologia.
É ainda seu objetivo desenvolver um sistema de gestão de qualidade e de avaliação (externa e interna) regular.
Pretende obter a Certificação Europeia “EuroSafe”.
Incentivar e apoiar a formação de todos os profissionais do Serviço, tendo como objetivo a melhoria dos cuidados prestados aos pacientes que a ele recorrem.

Antecedentes/ História
O início do Serviço de Radiologia coincidiu com a abertura do Hospital em 1959. Inicialmente apenas eram realizados exames de radiologia convencional (radiografia de tórax, radiologia contrastada do aparelho digestivo, radiografias ósseas, tomografia pulmonar, radiografias com injeção de ar).
O seu criador e primeiro Diretor foi o Prof. Doutor Albano Ramos, que, ao longo dos anos, foi desenvolvendo o Serviço, com a realização dos primeiros exames de tomografia axial computorizada, primeiro do cérebro e, mais tarde, de todo o corpo.
O Serviço tem conseguido manter-se atualizado tecnicamente, dispondo de aparelhos modernos, tendo capacidade para a execução de todas as técnicas desde radiologia convencional, técnicas ecográficas, tomografia computorizada, ressonância magnética, radiologia de intervenção e outras. Dispõe de 4 aparelhos de TC e 2 aparelhos de RM, estando em vias de adquirir um terceiro equipamento de RM.
Ocupa espaços no piso 2 e piso 1 do CHUSJ.
Durante mais de vinte anos foi dirigido pela Prof. Doutora Isabel Ramos, filha do fundador do Serviço, que manteve o mesmo espírito empreendedor do fundador até à sua reforma em janeiro de 2020.
Desde o dia 1 de fevereiro de 2020 que é dirigido pelo Dr. António Madureira.