Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia Pediatrica

Data de Criação - maio de 1975

Diretor de Serviço - José Miguel Campos

Enfermeira Chefe - Filomena Ramos

Missão

  • Promover a excelência de cuidados cirúrgicos a recém-nascidos, crianças e adolescentes;
  • Promover a excelência na formação pré e pós-graduada médica e de enfermagem;
  • Promover a investigação médica e publicação científica.

 

Principais áreas de intervenção

  • Cirurgia de anomalias congénitas como malformações pulmonares, malformações do trato digestivo, malformações do sistema urogenital, mielomeningocelo, entre outras;
  • Cirurgia pediátrica reconstrutiva de orelhas aladas, fenda lábio-palatina, deformidades da parede torácica, sequelas de queimaduras, entre outras;
  • Cirurgia minimamente invasiva torácica, abdominal e urogenital;
  • Cirurgia Pediátrica Oncológica, integrando o Centro de Referência de Oncologia Pediátrica do Norte (juntamente com IPO do Porto);
  • Tratamento médico e cirúrgico da Obesidade na Criança e no Adolescente;

 

Objetivos

Uma vez que o Serviço de Cirurgia Pediátrica está inserida na Ala Pediátrica, estará sempre em consonância com as diretrizes e objetivos da mesma, bem como da Administração do CHUSJ.

A qualidade dos cuidados prestados, em ambiente humanizado, aos Recém-Nascidos, Crianças e Adolescentes que nos procuram, bem como a excelência na formação, nomeadamente dos Internos de Formação Específica, serão as principais preocupações do Serviço.

Propomos continuar a diminuir o tempo de espera para a primeira consulta e para cirurgia, otimizando os recursos e tempos de bloco operatório, bem como participando no SIGIC ou qualquer outro programa governamental para redução de listas de espera.

 

Antecedentes/ História

O Serviço de Pediatria englobava, inicialmente, a Pediatria Médica e a Cirurgia Pediátrica. Foi em 17 de maio de 1975 que as duas especialidades se separaram. Norberto Santos criou o Departamento de Pediatria que incluía as duas especialidades como Serviços autónomos.

O primeiro Diretor de Serviço foi Barbeitos de Sousa. Sucederam-lhe António Teixeira, Bessa Monteiro e Estevão Costa. Atualmente a Direção de Serviço está a cargo de Miguel Campos.

Desde a sua fundação que a formação médica específica de novos especialistas toma um lugar importante no Serviço. Já foram formados inúmeros médicos especialistas em Cirurgia Pediátrica, que atualmente exercem funções em todos os serviços do Norte do país. Em 2001 tornou-se o primeiro Serviço a nível nacional com acreditação europeia pela UEMS (Union européenne des médecins spécialistes). Esta acreditação foi revalidada em 2020, continuando deste modo a ser o único Serviço português com capacidade de formação médica em Cirurgia Pediátrica reconhecida a nível europeu.

 

Contactos

 E-mail: cirurgia.pediatrica@chsj.min-saude.pt

Secretariado do Bloco Operatório (piso 5): 926775443 (31553)