Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Psiquiatria comportamental

Responsável

Miguel Bragança

Procura dar resposta às patologias que se traduzem por comportamentos reiterados, com implicações nocivas para o próprio (ou para terceiros) sobre os quais o doente perdeu parcialmente o controlo. Os exemplos mais frequentes são as dependências químicas (toxicodependências), as dependências comportamentais (da Internet, do jogo, das compras, etc.) e as perturbações do controlo dos impulsos (perturbação explosiva intermitente, cleptomania, piromania, etc.

 

Comportamentos Aditivos e Duplo Diagnóstico

Responsável

Manuel Esteves

É uma consulta vocacionada para as dependências químicas, especialmente em situação de duplo diagnóstico – isto é quando estas decorrem em simultâneo com outras patologias psiquiátricas. Estes casos exigem uma abordagem particular, dado a dependência tender a agravar a patologia co-mórbida e vice-versa. Os casos exigindo maior intervenção de cuidados são os que associam consumos de determinados tipos de drogas (por exemplo cannabis ou cocaína) e patologia psicótica de tipo esquizofrénico ou bipolar.

João Marques

Ricardo Moreira

Sofia Leite

 

Sexologia Clínica

Responsável

Márcia Mota

Dirige-se esta consulta aos diferentes tipos de sintomas associados com a expressão sexual do ser humano. Por vezes a consulta é procurada para o esclarecimento de dúvidas ou angústias face à sexualidade, outras vezes em casos de insatisfação sexual, outras ainda em casos de disfunção sexual (como podem ser, a inibição do desejo, a disfunção eréctil, a ejaculação prematura, a disfunção orgástica ou o vaginismo). Igualmente a consulta dá resposta aos problemas relacionados com a identidade sexual (transexualidade), em cooperação com outros serviços hospitalares, numa perspectiva multidisciplinar. Finalmente são atendidos nesta consulta os casos de perturbações da gratificação sexual (parafilias).

Psicologia

  Isabel Ramos

Psico-imunologia

Responsável

Miguel Bragança

A resposta aos problemas emocionais e outras patologias psiquiátricas funcionais e orgânicas, associadas a determinados tipos de infeção (por exemplo a infeção por VIH), é realizada nesta consulta em colaboração de grande proximidade com outros serviços hospitalares, nomeadamente com o Serviço de Doenças Infeciosas. Ao tratamento convencional das patologias psiquiátricas em causa, soma-se o apoio específico relacionado com a reação psicológica à doença infeciosa e medidas psicopedagógicas visando o cumprimento do tratamento, por vezes complexo, bem como os cuidados visando a prevenção da infeção a terceiros e de reinfeção do próprio.

Psicóloga

Isabel Ramos

 

Migrações

Responsável

Márcia Mota

Com a grande mobilidade das populações nas últimas décadas, justifica-se uma consulta visando o atendimento psiquiátrico de emigrantes em Portugal. Na realidade a linguagem, a expressão dos sintomas e até a resposta ao tratamento podem ser diferentes de acordo com a cultura de origem do doente, exigindo uma abordagem diferenciada, por parte da equipa clínica. A especificidade desta consulta estende-se ainda a aspetos práticos como podem ser o contacto facilitado com as Embaixadas dos países de origem ou as consultas realizadas, com a intervenção de um tradutor.