Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Organização da Qualidade

Organização da Qualidade 1
Política da Qualidade do Centro Hospitalar Universitário de São João

O CHUSJ considera como pressupostos fundamentais da sua atividade a focalização no cliente, na eficiência, na qualidade dos cuidados e no envolvimento das pessoas na gestão cujos resultados se traduzam na satisfação das partes interessadas: clientes, profissionais, fornecedores, sociedade envolvente e a tutela.

Através de uma liderança proativa e o envolvimento dos profissionais, fortalecidos com competências adequadas, o CHUSJ presta cuidados de alta exigência, humanizados e de elevado valor acrescentado para os seus doentes/ utentes/ clientes. O CHUSJ gere-se por processos e o seu sistema de gestão da qualidade promove a eficácia e a eficiência para a obtenção de resultados sustentados e em permanente melhoria contínua.

Estrutura da Qualidade no Centro Hospitalar Universitário de São João
Estrutura da qualidade  1 1024 2500

 Lista de Serviços Certificados

NP EN ISO 9001:2015

 

N.º

Organizações

Âmbito

Certificado

1

Serviço de Imunohemoterapia

Atividades de Serviços Clínicos Laboratoriais (Banco de Sangue e Centro de Medicina Transfusional; Centro de Trombose Hemostase; Centro de Biologia Molecular; Centro de Aférese)

SGS PT99 / 00011

2

Serviços Farmacêuticos

Assegurar a qualidade do circuito do medicamento, contribuindo para a sua sustentabilidade e garantindo a satisfação das necessidades farmacoterapêuticas dos doentes

APCER

2014 / CEP.4690 / 1

3

Serviço de Aprovisionamento

Aquisição de bens, serviços e empreitadas, logística interna e controlo de imobilizado.

APCER

2014 / CEP.4690 / 2

4

Serviço de Operações Hoteleiras

Organização e implementação de condições hoteleiras para apoio ao funcionamento hospitalar nas áreas da alimentação, ambiente, higiene das instalações e de roupas e a vigilância de instalações, pessoas e bens

APCER

2014 / CEP.4690 / 3

5

Serviço de Gestão de Recursos Humanos

Atividade de gestão de recursos humanos, nas suas várias vertentes, acompanhamento dos direitos e deveres dos profissionais do Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E. (CHUSJ).

APCER

2014 / CEP.4690 / 4

6

Serviço de Imunoalergologia

Atividades de consulta, diagnóstico e terapêutica das doenças imunoalergológicas.

APCER

2014 / CEP.4690 / 5

7

Unidade de Esterilização (Pólo do Porto)

Processamento de dispositivos médicos, englobando descontaminação e esterilização através dos métodos de vapor saturado, peróxido de hidrogénio e óxido de etileno.

APCER

2014 / CEP.4690 / 6

8

Serviço de Certificação

Apoio à implementação de sistemas de gestão e à certificação e ao controlo metrológico dos equipamentos de monitorização e medição de Serviços hospitalares e outras estruturas organizacionais na área da saúde.

APCER

2014 / CEP.4690 / 7

9

Centro da Mama

Estudar e tratar doentes com patologia mamária, particularmente a oncológica, de acordo com o estado da arte e nas suas diferentes vertentes, que incluem o rastreio, os cuidados psicossociais, a humanização, a onco-genética, o ensino e a investigação.

APCER

2014 / CEP.4690 / 10

10

Serviço de Humanização

Apoio aos utentes e profissionais de saúde no âmbito da humanização hospitalar.

APCER

2014 / CEP.4690 /11

11

Serviço de Patologia Clínica

Contribuir para a prestação de cuidados de saúde diferenciados, na área da Patologia Clínica, recorrendo aos melhores conhecimentos e metodologias disponíveis em benefício de todos os que o Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E. serve.

APCER

2014 / CEP.4690 /12

12

Serviço de Nefrologia

Assistência nas valências clínicas da especialidade incluídas no Serviço de Nefrologia: hemodiálise, diálise peritoneal, transplante renal, internamento, consulta (externa, interna, urgente) e intervenções técnicas, paralelamente com a formação profissional e a investigação científica de referência nessas áreas.

APCER

2014 / CEP.4690 /13

13

Serviço de Dermatologia e Venereologia

Implementação de atividades de diagnóstico e terapêutica das doenças dermatovenereológicas.

APCER

2014 / CEP.4690 /14

14

Unidade de Formação

Promoção do desenvolvimento de competências dos profissionais do Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E., através do planeamento, organização, acompanhamento e avaliação das formações internas, assim como coordenação e operacionalização dos estágios pré e pós-graduados, os estágios extracurriculares e visitas de estudo, de acordo com as políticas definidas superiormente.

APCER

2014 / CEP.4690 /15

15

Serviço de Cirurgia de Ambulatório (Pólo de Valongo)

Aplicação da legis artis nos atos cirúrgicos ambulatorizáveis. Processamento de dispositivos médicos, englobando descontaminação e esterilização através do método de vapor saturado.

APCER

2014 / CEP.4690 /16

16

Serviço de Neonatologia

Prestação de cuidados de saúde a recém-nascidos com qualquer tipo de patologia, assegurando a assistência diferenciada e especializada aos mesmos sustentada por uma filosofia de cuidados individualizados centrados no desenvolvimento e na família. Contempla ainda a formação diferenciada em Neonatologia a médicos e enfermeiros em regime de estágio/ internato.

APCER

2014 / CEP.4690 /17

17

Banco de Tecidos Músculo-Esqueléticos

Seleção, colheita, análise, processamento, armazenamento e distribuição de tecidos músculo-esqueléticos. Dar orientações para transporte e aplicação de tecidos músculo-esqueléticos. Formar os profissionais envolvidos nas atividades do Banco de Tecidos Músculo-esqueléticos.

APCER

2014 / CEP.4690 /18

18

Serviço de Instalações e Equipamentos

Sistema de gestão que permita executar com elevado nível técnico e gestão otimizada de recursos, a remodelação e manutenção das infraestruturas e equipamentos hospitalares.

APCER

2014 / CEP.4690 /19

19

Serviço de Anatomia Patológica

Realização dos seguintes exames anátomo-patológicos para fins de diagnóstico, investigação clinico-patológica e formação pós-graduada: autópsias, exames histológicos, exames citológicos, biópsias aspirativas, exames extemporâneos, métodos complementares (histoquímica, imunocitoquímica, microscopia eletrónica e técnicas moleculares) e processamento em condições de biossegurança de amostras de alto risco de contagiosidade (Exemplo: doenças priónicas) e processamento / arquivo de amostras para o Banco de Tecidos e Tumores.

APCER

2014 / CEP.4690 /20

20

Gabinete de Coordenação de Colheita e Transplantação

Coordenação da atividade de colheita e transplantação de órgãos, tecidos e células nas instituições públicas e privadas na sua área de referência

APCER

2014 / CEP.4690 /21

21

Serviço de Ação Social

Apoio psicossocial aos doentes e profissionais de saúde

APCER

2014 / CEP.4690 /22

22

Serviço de Obstetrícia

 Assistência diferenciada à mulher no período de pré-conceção, gravidez, parto e puerpério. Formação diferenciada a médicos/enfermeiros em regime de estágio/ internato

APCER

2014 / CEP.4690 /23

23

Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia

 Assistência a mulheres com patologia urgente do foro obstétrico e ginecológico, cuidados diferenciados no trabalho de parto e assistência ao parto eutócico ou distócico, e cuidados cirúrgicos obstétricos e ginecológicos

APCER

2014 / CEP.4690 /24

24

Serviço de Ginecologia e Unidade de Medicina de Reprodução

Assistência diferenciada à mulher nas diferentes fases do ciclo reprodutivo, com ênfase no diagnóstico e tratamento da esterilidade conjugal, doença ginecológica benigna e maligna e incontinência urinária e disfunção do pavimento pélvico. Proporcionar cuidados médicos e cirúrgicos humanizados e de qualidade garantindo melhor reafectação dos recursos disponíveis. Colaboração na formação pré e pós-graduada em todas as áreas da ginecologia. Garantir o acesso a cuidados diferenciados de qualidade e a técnicas de tratamento e diagnósticas inovadoras,

APCER

2014 / CEP.4690 /25

 


 

Centros de Referência / Centro de Responsabilidade Integrado

 

Modelo de Certificação do Ministério da Saúde – Manual de Standards de Unidades de Saúde – Gestão Clínica ME 5 1_07

N.º

Organizações

Âmbito

Certificado

1

Centro de Referência - Oncologia de Adultos – Cancro do Testículo

Assistência diferenciada e multidisciplinar no diagnóstico, tratamento e seguimento de doentes com cancro de testículo. A prestação de cuidados é assegurada por uma equipa que inclui recursos dos Serviços de Urologia, Oncologia Médica e Radioncologia.

Código 024 / 05 / 18

De 08 de Novembro de 2018

2

Centro de Referência - Transplante de Rim - Adultos

Assistência multidisciplinar aos doentes renais crónicos na preparação, durante e após o transplante renal, através de consultas de Pré-Transplante Renal (para avaliação médica e cirúrgica dos doentes candidatos a transplante renal), a Consulta de Dador Vivo para avaliação dos potenciais candidatos a doação, a cirurgia de transplante renal e a consulta de Pós-transplante em que são seguidos os doentes já submetidos a transplante bem como os dadores vivos.

Desenvolver programas avançados de investigação biomédica e de formação pré e pós graduada.

Código 026 / 05 / 18

De 16 de Novembro de 2018

3

Centro de Referência - Transplante do Coração

Assistência diferenciada aos doentes portadores de insuficiência cardíaca avançada, por miocardiopatias graves, e potenciais candidatos ao transplante do coração, antes, durante e após o mesmo, utilizando uma equipa multidisciplinar que inclui recursos dos Serviços e Áreas de Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Anestesiologia, Anatomia Patológica, Infeciologia, Radiologia, Patologia Clínica Bacteriologia, Nefrologia, Imunohemoterapia, Reabilitação Cardíaca, Psicologia, Nutrição e em colaboração com o Gabinete de Coordenação de Colheitas e Transplantes do CHSJ e do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST). Contempla também a formação pós-graduada e a investigação clínica, em colaboração com outros Serviços e Instituições nacionais e estrangeiras.

Código 028 / 05 / 18

De 16 de Novembro de 2018

4

Centro de Referência - Cardiopatias Congénitas

Abordar e orientar o utente/família com diagnóstico ou suspeita de cardiopatia congénita, desde o período pré-concecional à idade adulta, visando o estudo clínico, a confirmação do diagnóstico, a decisão clínica com plano de orientação e seguimento nas vertentes individual, familiar e social. Contempla ainda a atividade de investigação e formação pré e pós-graduada e disseminação do conhecimento na área das cardiopatias congénitas

Código 029/05/18

de 05 de dezembro 2018

5

Centro de Referência - Epilepsia Refratária

Garantir cuidados altamente especializados da epilepsia refratária, com elevados níveis de competência e rigor, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e posicionamento do doente e família, no centro da tomada de decisões. Ter capacidade de influenciar os agentes decisores ou mais próximos da população geral da importância da prevenção, rastreio e diagnóstico precoce e correta estratégia de tratamento da epilepsia refratária.

Código 030/05/18

de 05 de dezembro 2018

6

Centro de Referência - Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio-Pancreático

Assistência diferenciada e prestação de cuidados de elevado nível a doentes adultos com cancro hepatobilio-pancreático, que podem beneficiar de uma abordagem multidisciplinar assente essencialmente em recursos da Cirurgia Geral, Oncologia Médica, Gastrenterologia, Radiologia de Intervenção e Radioterapia.

Contempla ainda a formação pré e pós-graduada e a investigação clínica, em colaboração com outros Serviços e Instituições nacionais e estrangeiras.

Código 031/05/18

De 5 de Dezembro de 2018

7

Centro de Referência - Doenças Hereditárias do Metabolismo

Abordar e orientar o doente e família com diagnóstico ou suspeita de doença hereditária do metabolismo, desde o período pré-concecional até à idade adulta, visando o estudo clínico, a confirmação do diagnóstico, a decisão clínica com plano de orientação e seguimento nas vertentes individual, familiar e social. Contempla ainda a atividade de investigação e formação pré e pós-graduada e de disseminação do conhecimento na área das doenças hereditárias do metabolismo

Código 032/05/18

de 05 de dezembro 2018

8

Centro de Referência - Oncologia Pediátrica

Assistência diferenciada e multidisciplinar no diagnóstico, tratamento e seguimento de crianças com doença oncológica e sua família/cuidadores. Contempla ainda a formação pós-graduada e a investigação clínica, em colaboração com outros Serviços e Instituições nacionais e estrangeiras.

Código 033 / 05 / 18

De 10 de Dezembro de 2018

9

Centro de Referência - Oncologia de Adultos - Cancro do Esófago

Garantir cuidados altamente especializados em carcinoma do esófago, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, que podem beneficiar de uma abordagem multidisciplinar assente essencialmente em recursos da Cirurgia Geral, Oncologia Médica, Gastrenterologia e Radioterapia, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e posicionamento do doente e família, no centro de tomada de decisões e influenciar prevenção e diagnóstico precoce.

Contempla ainda a formação pré e pós-graduada e a investigação clínica, em colaboração com outros Serviços e Instituições nacionais e estrangeiras.

Código 034/05/18

De 10 de Dezembro de 2018

10

Centro de Referência - Oncologia de Adultos – Cancro do Reto

Garantir cuidados altamente especializados em carcinoma do reto com elevados níveis de competência, excelência e rigor, que podem beneficiar de uma abordagem multidisciplinar assente essencialmente em recursos da Cirurgia Geral, Oncologia Médica, Gastrenterologia, Radioterapia e Estomoterapia, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e posicionamento do doente e família no centro de tomada de decisões e influenciar prevenção e diagnóstico precoce.

Código 036/05/18

De 10 de Dezembro de 2018

11

Centro de Referência - Cardiologia de Intervenção Estrutural

Assegurar cateterismos assentes em elevados níveis de competência, excelência e rigor, incluindo procedimentos de intervenção altamente especializados em cardiopatia estrutural e doença coronária, que podem beneficiar de uma abordagem multidisciplinar assente essencialmente em recursos da Cardiologia de Adultos e Pediátrica, Cirurgia Torácica, Radiologia de Intervenção/ Fluoroscopia / Ecografia, Anestesiologia e Cirurgia Vascular. Contempla ainda a atividade de investigação e formação pré e pós-graduada e disseminação do conhecimento na área das cardiopatias.

Código 037/05/18

de 14 de dezembro 2018

12

Centro de Responsabilidade Integrado de Obesidade

Garantir cuidados altamente especializados no tratamento de obesidade, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, que podem beneficiar de uma abordagem multidisciplinar assente essencialmente em recursos da Cirurgia Geral, Endocrinologia, Nutrição, Psiquiatria, Psicologia e Gastrenterologia, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e posicionamento do doente e família, no centro de tomada de decisões e influenciar prevenção e diagnóstico precoce.

Contempla ainda a formação pré e pós-graduada e a investigação clínica, em colaboração com outros Serviços e Instituições nacionais e estrangeiras.

Código 018/05/21

de 29 de julho 2021

13

Centro de Referência na área de Neurorradiologia de Intervenção na Doença Cerebrovascular

Garantir cuidados altamente especializados no tratamento de Doenças Cerebrovasculares, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, que podem beneficiar de uma abordagem multidisciplinar assente essencialmente em recursos da Neurorradiologia, Unidade de AVC, Neurologia, e Unidade de Cuidados Intensivos de Neurocríticos, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e posicionamento do doente e família, no centro de tomada de decisões e influenciar prevenção e diagnóstico precoce.  Contempla ainda a formação pré e pós-graduada e a investigação clínica, em colaboração com outros Serviços e Instituições nacionais e estrangeiras

Código 025/05/21

de 21 de outubro 2021

 

 

Laboratórios acreditados pela NP EN ISO / IEC 17025:2018 no CHUSJ

 

N.º

Organizações

Âmbito

Certificado

1

Serviço de Imunohemoterapia

Local: Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E.

Alameda Prof. Hernâni Monteiro

4202-451 Porto

Anexo Técnico de Acreditação Nº L0263

http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lae.asp?ID=L0263

IPAC

Nº L0263-1

2

Serviço de Certificação – Laboratório de Metrologia

Local: Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E.

Alameda Prof. Hernâni Monteiro

4200-319 Porto

 

Anexo Técnico de Acreditação Nº L0729

http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lae.asp?ID=L0729

 

Anexo Técnico de Acreditação Nº M0114 http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lac.asp?ID=M0114

IPAC

L0729

M0114

 

 

 

Outros

 

N.º

Organizações

Âmbito

Certificado

1

Serviço de Imunohemoterapia

Colheita de sangue

Análise de sangue

Processamento de sangue total em componentes

Armazenamento de componentes do sangue

Distribuição de componentes do sangue

Certificado de Autorização da DGS

2

Serviço de Imunohemoterapia

Medula Óssea – Análise, Processamento2, Armazenamento e Distribuição

Progenitores Hematopoiéticas do Sangue Periférico – Colheita1,  Análise, Processamento2, Armazenamento e Distribuição

Linfócitos de Dador - Colheita1, Análise, Processamento2, Armazenamento e Distribuição

1Autóloga/alogénica adulto familiar

2Manipulação mínima

Certificado de Autorização da DGS _APO 01 – Proc 01 Imo 16 – 12.02.2018

3

Serviço de Hematologia Clínica

Medula Óssea – Colheita1 e Aplicação

Progenitores Hematopoiéticas do Sangue Periférico – Aplicação

Linfócitos de Dador - Aplicação

1Autóloga/alogénica adulto familiar

Certificado de Autorização da DGS _APO 01 – Proc 01 Imo 16 – 12.02.2018

4

Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia

Colheita de sangue do cordão umbilical

Colheita de tecido do cordão umbilical

Certificado de Autorização da DGS

5

Serviço de Oftalmologia / Banco de Olhos

Colheita, Análise, Armazenamento, Distribuição e Aplicação de Córnea e Limbo Córneo-escleral

Certificado de Autorização da DGS

6

Banco de Tecidos Músculo-esqueléticos

Colheita, Análise, Processamento, Armazenamento, Distribuição e Aplicação de Tecido Músculo-esquelético

Certificado de Autorização da DGS

7

Serviço de Gastrenterologia

European Training Center of Gastroenterology and Hepatology (criteria of UEMS*)

EBGH**

018/004

12 outubro 2013

8

Serviço de Neonatologia

NIDCAP Training Center

Neonatal Individualized Developmental Care Assessment Program

NIDCAP***

1 abril 2015

9

Urgência Pediátrica

Aplicação do CTAS educational materials to Urgência Pediátrica do HPI

CTAS****

10

Serviço de Neurocirurgia

“Charter on Training of Medical Specialists in the EC” and “Essentials to Organise a Residency Training Programme in Neurosurgery”

UEMS*

12 novembro 2014

11

Centro da Mama

EUSOMA Guidelines – “The requirements of a specialist Breast Centre”

EUSOMA***** Certificado nº1036

4 setembro 2017

12

Unidade de Neurossonologia

Certificação como Centro de Referência Europeu em Neurossonologia pertencente à Rede Europeia de Centros de Referência em Neurossonologia (ERNsono)

Julho 2018

13

Unidade Funcional de Patologia Raquidiana - Serviço de Neurocirurgia

CERT iQ****** - Certificação da Surgical Spine Centre of Excellence - EUROSPINE, the Spine Society of Europe Guidelines for Surgical Spine - Centre of Excellence (SSCoE, Version 2.1, 14 September 2018)

CERT iQ

N.º: SScOE-0006 de 12.02.2029

14

Serviço de Medicina Física e Reabilitação

Certificação EBPRM do Centro de Estágio do Serviço de Medicina Física e Reabilitação para formação de profissionais médicos nesta especialidade, reconhecida pela União Europeia (UE)

EBPRM*******

15

Serviço de Cirurgia Pediátrica

European Training Center of Paediatric Cirurgy

UEMS*

* UEMS – Union Européenne des Médecins Spécialistes / European Union of Medical Specialists

**EBGH – European Board of Gastroenterology and Hepatology

*** NIDCAP - Neonatal Individualized Developmental Care Assessment Program

****CTAS - Canadian Triage and Acuity Scale

***** EUSOMA – European Society of Breast Cancer Specialists

****** CERT iQ - CERT iQ Zertifizierungsdienstleistungen GmbH

*******EBPRM- European Board of Physical and Rehabilitation Medicine - Conselho Europeu de Medicina Física e Reabilitação

.