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Submissão de projetos de investigação ao CHUSJ
Antes de mais, muito obrigado pelo interesse demonstrado em submeter projetos de investigação ao Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ).
Conheça todo o procedimento para efetuar o pedido, todos os documentos que terá de entregar e a legislação associada.
A próxima Reunião Plenária da CES será no dia 19 de março de 2021. Os projectos para esta reunião devem ser entregues até ao dia 08 de março.
A submissão de documentos deve ser feita em papel, entregues pessoalmente no Gabinete da CES ou enviados por correio para:
CES - Comissão de Ética para a Saúde
Centro Hospitalar Universitário de São João
Alameda Professor Hernâni Monteiro
4200-319 Porto
Em caso de dúvida, contactar:
Email: comissao.etica@chsj.min-saude.pt
Telefone directo: 225512126
Telemóvel do secretariado: 963966663
Procedimento:
De acordo com os procedimentos existentes na Comissão de Ética do CHUSJ/FMUP, para submeter um estudo/projeto de investigação devem ser apresentados os seguintes documentos:
- Ofício dirigido ao Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ solicitando autorização para a sua realização (CES-IM005) (quando se realiza num Serviço do CHUSJ)
- Ofício dirigido ao Presidente da CE solicitando apreciação e parecer (CES-IM007)
- Protocolo do estudo/projeto de investigação, com os respetivos instrumentos
- Informação ao participante, quando aplicável (Infpart_2017)
- Modelo de Consentimento Informado, quando aplicável (CES-IM004)
- Concordância do Diretor de Serviço onde se realiza (quando a investigação se realiza no âmbito estrito de profissionais de enfermagem será necessário, também, declaração de concordância do Enf. Chefe) (CES-IM009)
- Declaração do orientador, quando aplicável
- Profissional de ligação (quando o investigador não pertence ao CHUSJ) (CES-IM008)
- Pedido de reutilização de Registos Clínicos para Investigação e Desenvolvimento (quando há necessidade de acesso a registos clínicos) (RAI-IM002-0)
- Breve CV do(s) investigador(es)
Consultar informação sobre "Reutilização de Registos Clínicos"
Siglas:
CA: Conselho de Administração
CEH: Centro de Epidemiologia Hospitalar
CES: Comissão de Ética para a Saúde
CHSJ: Centro Hospitalar São João
CHUSJ: Centro Hospitalar Universitário São João
IM: Impresso
PR: Procedimento
RAI: Responsável pelo Acesso à Informação
Legislação:
Lei 21/2014 de 16 de abril - Lei da Investigação Clínica
Lei 26/2016 de 22 de agosto - Acesso à Infiormação e reutilização de documentos adiministrativos.