Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

São João recomenda cuidados nutricionais a ter em tempos de Covid-19

O Serviço de Nutrição do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) elaborou uma informação que integra algumas recomendações nutricionais que visam ajudar a população a ter mais resistências em situação pandémica.

De acordo com o documento, "existe pouca evidência científica sobre a relação entre a doença por SARS-CoV-2 (COVID-19) e a alimentação, mas nenhum alimento específico ou suplemento alimentar pode prevenir ou ajudar no seu tratamento. Mas é verdade que um estado nutricional e de hidratação adequado contribuem, para um sistema imunitário otimizado e melhor recuperação dos indivíduos doentes."

Comer mais fruta e hortícolas, incluir sopa de hortícolas ao almoço e jantar, incluir leguminosas nas refeições (feijão, grão, ervilhas), manter horários de refeições habituais, beber água ao longo do dia, evitar alimentos e bebidas com açúcar, são alguns dos conselhos nutricionais contidos na informação.

O Serviço do Nutrição do CHUSJ recomenda também que mantenha atividade física regular sempre que possível (como caminhada ou corrida), planeie as suas compras, faça as suas próprias ementas, escolha alimentos que tenham um prazo de validade mais longo, entre outras dicas para melhor gerir os alimentos que compra.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existe, até ao momento, evidência de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozinhados ou crus. No entanto, ter cuidados na manipulação nunca é demais pelo que o São João lhe transmite neste documento os procedimentos mínimos a ter em conta.

230x137px_Alimentacao Pop geral

Conselhos de alimentação para população em geral