Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Sofri uma amputação

O que é uma amputação?

Uma amputação é a condição em que existe perda, parcial ou total, de um membro. Os níveis de amputação mais comuns são ao nível da coxa (transfemoral) e ao nível da perna (transtibial).

Uma cirurgia de amputação não deve ser considerada como um procedimento de último recurso ou uma falha terapêutica, mas antes um procedimento reconstrutivo com potencial para melhorar a independência funcional do individuo, a sua mobilidade e a sua qualidade de vida.

Principais causas de amputação do membro inferior

Em Portugal, tal como na maioria dos países desenvolvidos, a causa mais frequente de amputação do membro inferior resulta de doença vascular periférica, em especial em indivíduos com mais de 60 anos.

Em indivíduos mais jovens, os traumatismos (principalmente secundários a acidentes de viação e de trabalho) são a principal causa de amputação do membro inferior.3

Mas que fatores de risco podem ser controlados?

  • Hipertensão arterial
  • Diabetes mellitus (aumento do açúcar no sangue)
  • Dislipidemia (aumento do colesterol no sangue)
  • Tabagismo
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo

Nesta fase, é essencial que consiga o controlo destes fatores de risco, não só para a manutenção da sua saúde global, como para evitar o agravamento da sua patologia. Assim, deverá seguir as seguintes recomendações.

Figura_1

1 Cuidados a ter2 Bandagem3 Posicionamentos4 Transferencias5 Exercicios alongamento6 Complicacoes Alerta