Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Sofri uma fratura da anca

A fratura da anca e a recuperação

O que é a fratura da anca?

A anca, também chamada articulação coxo-femoral, é uma articulação do membro inferior que atua como um rolamento de esferas, entre a cabeça do fémur e a bacia. Tem um papel fundamental na sustentação do corpo e na marcha.

A maioria das fraturas da anca acontece na parte superior do fémur e como consequência de uma queda. Estas fraturas são mais frequentes em pessoas com mais de 65 anos já que vários fatores aumentam o risco de queda, e de fratura: com o envelhecimento pode ocorrer deterioração da visão, alteração do equilíbrio e os ossos ficam mais frágeis e ocorre a perda de massa muscular.

Como se trata a fratura da anca?

Habitualmente o tratamento da fratura da anca é a cirurgia. Em função da sua idade, da presença de artrose da anca e do tipo de fratura, o cirurgião discutirá consigo a melhor opção: fixar o osso (por exemplo, com placa e parafusos) ou colocar uma prótese da anca.

Quanto tempo demora a recuperação após a cirurgia?

O tempo de recuperação é variável de pessoa para pessoa. A fratura da anca resulta numa perda funcional importante e a sua recuperação pode demorar alguns meses.

Como podemos ajudar na recuperação após a cirurgia?

Para facilitar a recuperação após a cirurgia é fundamental seguir um programa de reabilitação, coordenado pelo seu médico de Medicina Física e de Reabilitação.

Como parte deste programa, receberá recomendações sobre cuidados a ter com o membro operado e medidas para prevenção de quedas.

O seu médico irá ajudá-lo também no controlo da dor e no ensino de exercícios que melhorem a sua mobilidade, a sua força muscular e a sua capacidade para a marcha.

1 Como devo usar2 Cuidados a ter3 Quando devo contactar4 Exercicios reabilitacao