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Gabinete do Cidadão

O Gabinete do Cidadão do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) é uma unidade funcional do Serviço de Humanização. Este Gabinete é um instrumento de gestão dos serviços e um meio de defesa dos utentes. Fica localizado no piso 2 do edificio central, no Átrio do Piso 2.

O Gabinete do Cidadão tem as seguintes funções e objetivos:

 

Funções:

  • Informar os utentes sobre os seus direitos e deveres relativos aos serviços de saúde;
  • Receber as reclamações e sugestões sobre o funcionamento dos Serviços ou comportamento dos profissionais;
  • Redigir as reclamações orais feitas nos termos da alínea anterior, quando os Utentes não possam fazer;
  • Efetuar a avaliação e tratamento estatístico das exposições apresentadas.

 

Objetivos:

  • Melhorar a relação entre os Utentes e a Instituição;
  • Promover a humanização dos Serviços;
  • Envolver os Utentes no processo de melhoria de qualidade no atendimento;
  • Reforçar a cidadania.

 

Pode apresentar a sua Reclamação, Sugestão ou Elogio via:

O Livro de Reclamações encontra-se disponível em diversos locais devidamente identificados através do símbolo .

Em qualquer umas destas opções de apresentação, a sua exposição deve conter as seguintes informações:

Identificação:

  • Nome completo
  • Morada completa, incluindo código postal
  • Telefone / Telemóvel
  • Data
  • Assinatura
  • N.º do Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão

No conteúdo do texto:

  • Data e hora do facto
  • Serviço ou Serviços visados do CHUSJ
  • Grupo profissional visado
  • Descrição dos factos mais importantes

Se reclamar em nome de um outra pessoa (familiar ou acompanhante) deve informar qual o nome completo do Utente do CHUSJ.

Nota: Nos termos do Decreto-Lei nº 126/2014 de 22 de agosto, todas as reclamações são remetidas obrigatóriamente à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Qualquer dúvida deve ser enviada para gab.cidadao@chsj.min-saude.pt