
Na Unidade de Traumatologia Cranioencefálica são tratados os distúrbios neurológicos consequentes a uma lesão traumática intracraniana, quer através de intervenções cirúrgicas, quer pela monitorização clínica e neurorradiológica dos doentes.
Atividade assistencial:
Mantemos a rotina de uma visita diária aos doentes internados ao cuidado da Unidade Funcional, normalmente efetuada por todos elementos disponíveis. São discutidos diariamente os doentes internados e estabelecido um plano de tratamento e orientação clínica.
Dada a idade avançada da grande maioria dos doentes internados e o número e complexidade de patologias concomitantes, é fundamental o apoio de outras Especialidades médicas, como a Medicina Interna, a Neurologia e tantas outras.
A problemática social é outra preocupação fundamental. O universo dos doentes internados é composto por muitos casos onde a complexidade social é evidente, o que leva a uma interação constante com o Serviço Social e com as famílias dos doentes.
Mantemos uma interação diária com o Serviço de Medicina Intensiva, em especial com a unidade de doentes neurocríticos, preparando a transferência de doentes e a continuidade de cuidados e emitindo opiniões clínicas sobre os doentes internados.
Atividade científica e de investigação:
A problemática dos doentes com hematomas subdurais crónicos tem sido estudada em alguns trabalhos do Serviço e da Unidade de Traumatologia Cranioencefálica, avaliando as diversas técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas nesta situação clinica.