Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Cuidados ao Bebé

Cuidados_ao_bebe

No Serviço de Obstetrícia – Internamento de Puerpério é fomentado o assumir da prestação de cuidados ao bebé, exceto em situações que a impossibilitem. 

Existe também a preocupação com a segurança do bebé, pelo que após o nascimento é colocada uma pulseira com dados de identificação da mãe, e posteriormente coloca-se uma pulseira com sistema de alarme eletrónico. Este encontra-se ligado a um sistema central de alarme, sendo apenas desativado aquando da alta hospitalar. Caso o bebé seja deslocado para fora dos limites dos sensores, será emitido um alarme sonoro e bloqueadas as portas de acesso ao Serviço. 

 

Registo civil do recém-nascido 

O CHUSJ aderiu ao Projeto Nascer Cidadão (DGS, Circular Normativa nº 15/SR de 16/07/2007), disponibilizando o Registo Civil do recém-nascido. Este registo pode ser realizado durante o período de internamento, consoante horário de funcionamento afixado no Serviço.

  

Registo do recém-nascido no Serviço Nacional de Saúde 

Pensando na comodidade dos nossos utentes, o CHUSJ associou-se à iniciativa Nascer Utente, promovida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), disponibilizando um serviço que permite o registo automático do recém-nascido no Centro de Saúde, ficando este associado ao médico de família da mãe. 

Este registo deverá ser realizado no secretariado do Serviço de Obstetrícia durante o período de internamento, e após o registo civil do recém-nascido no Instituto dos Registos e Notariado (IRN), através do projeto Nascer Cidadão, também disponível no mesmo secretariado. 

O registo de nascimento também pode ser efetuado online, sendo cómodo e seguro, e está disponível em justica.gov.pt, bastando pesquisar “Nascimento”, ou justicagov.gov.pt/Guias/guia-registo-nascimento. 

Tenha mais tempo para o que mais importante: para si e para o seu bebé. 

 

Espaço Segurança Social 

Este espaço destina-se a todas as parturientes do CHUSJ, facilitando assim o acesso aos serviços da segurança social. Aqui poderá tratar de assuntos como a receção e tratamento de requerimentos para prestações por parentalidade (subsídios de maternidade e outros), prestações familiares (Abono de família pré-natal, abono de família para crianças e jovens, bonificação por deficiência, subsídio para assistência de terceira pessoa), bem como outros esclarecimentos. 

O “Espaço Segurança Social” localiza-se na entrada do Serviço de Obstetrícia, no piso 5 (acesso pelo elevador 5).