Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Exercícios de Reabilitação Respiratória

Programa de Reabilitação Respiratória

Os programas de reabilitação respiratória estão indicados no tratamento de doenças pulmonares crónicas ou após eventos agudos que comprometam a sua função pulmonar, como por exemplo uma pneumonia ou uma cirurgia torácica.

O programa é composto por vários tipos de exercícios, cada qual direcionado para a reabilitação de certos aspetos e inclui:

  • Exercícios respiratórios: para aumentar os volumes pulmonares e a expulsão de secreções.
  • Exercícios de expansão torácica: para melhorar a mobilidade torácica, facilitando as respirações profundas.
  • Este programa deve sempre ser complementado com um conjunto de exercícios de recondicionamento ao esforço e de fortalecimento muscular.

Os vídeos abaixo demonstram alguns exercícios que poderá realizar em casa para uma melhor e mais rápida recuperação, aumentando a sua qualidade de vida durante e após a mesma.

Exercícios de controlo ventilatório

No vídeo seguinte pode ver alguns exemplos de exercícios que permitirão que controle melhor a sua respiração.

Se preferir, pode imprimir a descrição dos exercícios com imagens ilustrativas para os ter consigo enquanto realiza o seu programa de reabilitação respiratória.

Exercícios de controlo ventilatório

Exercícios de expansibilidade torácica

Muitas doenças respiratórias caracterizam-se por alterações músculo-esqueléticas que diminuem a capacidade de realizar respirações profundas. Esta incapacidade pode também ser consequência de um internamento prolongado, em que os doentes permanecem muito tempo deitados no leito e ficam descondicionados, com menor capacidade para tolerar esforços. Os exercícios do próximo vídeo permitem melhorar a expansibilidade torácica.

Se preferir, pode imprimir a descrição dos exercícios com imagens ilustrativas para os ter consigo enquanto realiza o seu programa de reabilitação respiratória.

Exercícios de expansibilidade torácica

Exercícios de mobilização e expulsão de secreções

No caso de apresentar dificuldade respiratória por causa de secreções respiratórias que tem dificuldade em expelir, existem vários exercícios que permitem melhorar a sua higiene brônquica.

Pode começar por tentar aplicar uma técnica denominada Ciclo Ativo de Respiração, e que se encontra explicada no seguinte esquema:

Ciclo ativo de respiração

  • Respiração controlada: com uma mão pousada nas costelas inferiores, respirar lentamente pelo nariz (na inspiração sentir o abdómen a elevar-se).
  • Respiração profunda: inspirar pelo nariz lentamente tentando encher os pulmões ao máximo, depois expirar lentamente pela boca.
  • Huff: inspirar uma vez e depois expulsar o ar violentamente pela boca mantendo a garganta aberta (como se estivesse a tentar embaciar um vidro).

Os exercícios demonstrados no vídeo seguinte poderão ser usados como complemento à técnica anteriormente apresentada, servindo de ajuda na expulsão das suas secreções respiratórias.

Se preferir pode imprimir a descrição dos exercícios com imagens ilustrativas para os ter consigo enquanto realiza o seu programa de reabilitação respiratória.

Exercícios de mobilização e expulsão de secreções