Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Transferências cadeira-cama e cadeira-sanita

Após uma amputação, é importante que aprenda e conheça as técnicas mais adequadas de transferência entre a cadeira de rodas e a cama ou a sanita, de forma a que o faça sempre em condições de segurança. Se não sentir segurança para o realizar sozinho, peça ajuda a um familiar ou cuidador sempre que for necessário. Saiba que o treino e ensino deste tipo de atividades pode ser realizado com a ajuda de um profissional.

Progressivamente, poderá ganhar a capacidade de realizar as suas transferências apoiando-se no seu membro inferior não amputado, auxiliado por canadianas ou outro auxiliar de marcha, uma vez estando garantidas as condições de segurança para o fazer, nomeadamente força muscular e equilíbrio. Não corra riscos e não realize a transferência desta forma se não for seguro! Evite quedas e siga as recomendações descritas de seguida.

No que diz respeito às recomendações gerais para realizar as suas transferências:

  • Certifique-se que a sua cadeira de rodas é confortável e que não nenhum componente se encontra posicionado de forma a que possa provocar-lhe alguma lesão durante a transferência;
  • Prefira uma cadeira de rodas com dispositivos anti-volteio;
  • Planeie a transferência, procurando que as duas superfícies entre as quais se está a mover esteja sensivelmente à mesma altura ou que a superfície para a qual se está a transferir esteja ligeiramente mais baixa e removendo lençóis, cobertores ou outros objetos que possam interferir com a técnica.

A realização de transferências para outras superfícies, nomeadamente sanitas, banheiras ou outras cadeiras/sofás, deve ser realizada seguindo os mesmos princípios básicos descritos para as transferências para a cama. Existem alguns produtos de apoio específicos que lhe poderão ser úteis na realização destas tarefas, de acordo com as características do seu domicílio. Fale com o seu médico para saber quais os mais adequados para si.

Veja o seguinte vídeo para indicações de como realizar as suas transferências da cama para cadeira de rodas e vice-versa.